Inicial

Prezado(a) Colega.

 

 
Este ano estamos completando a vigésima edição do Congresso Médico do Oeste Paulista.
Este evento nasceu da necessidade de atualização de médicos no então distante interior de São Paulo, num período que a comunicação era precária as publicações eram escassas, atrasadas e alcançavam poucos profissionais.
 
Existe uma coincidência do primeiro evento em 1969*, com a fundação da Faculdade de Medicina, por obra ambos da antevisão de pioneiros e altruístas, que acreditavam que São José do Rio Preto poderia se tornar foco desenvolvedor e irradiador de conhecimento médico.
 
Durante suas sucessivas edições outras áreas da saúde foram agregadas, tais como, enfermagem, psicologia, fisioterapia e finalmente, este ano, graças ao esforço estremado da Diretoria da FAMERP teremos uma edição em conjunto com os estudantes de medicina (ECIF / CAIC). Este fato é de extrema relevância, pois representa uma retomada das origens.
 
Neste congresso a prioridade foi a integração de todas as áreas de conhecimento da saúde, com apresentaçōes de simpósios e mesas redondas, buscando a co-participação, como ocorre no dia a dia, como demonstração da importância de cada especialidade na elaboração de uma terapia mais abrangente e com melhores resultados.
 
Na presente edição não teremos congressos satélites, mas sim, um Congresso único, com a participação de estudantes e profissionais das diferentes áreas da saúde, daí justificar a denominação de I Congresso da Saúde do Oeste Paulista. Com uma visão mais ampla o tema escolhido foi “Uma Visão Transdisciplinar da qualidade de vida – muitos olhares – um só objetivo”.
Nós encorajamos os colegas, principalmente os residentes a apresentarem Pôsteres e Temas Livres.
 
O trabalho na elaboração do Programa envolveu muitas pessoas, que como os pioneiros, acreditam no potencial de nossa cidade como centro difusor de conhecimento. 

Prof. Dr. Arthur Soares Souza

Presidente do I Congresso